
A OpenAI, empresa do ChatGPT, revelou o custo insano que tem quando as pessoas dizem “por favor” e “obrigado” em conversas com o chatbot.
+ Vídeo tenso mostra acrobata caindo de 6 metros durante apresentação em circo no Brasil
+ Empresa chinesa começa implantação de robôs humanoides para serviços em fábricas
Se você pensou que ser educado com o ChatGPT era a coisa certa a se fazer, a empresa que criou o chatbot discordaria. Acontece que dizer “por favor” e “obrigado” para a inteligência artificial faz com que a OpenAI tenha custos enormes com eletricidade.
Tudo começou quando um usuário do X (antigo Twitter) indagou quanto a empresa perdeu desde 2022 com pessoas sendo educadas com o ChatGPT.
Segundo Sam Altman, CEO da OpenAI, isso custou à empresa “dezenas de milhões de dólares”. No entanto, ele acrescentou que acredita que foi um dinheiro “bem gasto”. “Nunca se sabe”, brincou ele em seu perfil do X.
tens of millions of dollars well spent–you never know
— Sam Altman (@sama) April 16, 2025
Sua brincadeira tem a ver com uma tendência dos usuários de serem educados com a IA “por segurança”. Afinal, se os robôs dominarem o mundo, eles podem lembrar que você sempre foi gentil com eles.
“Eu prefiro dizer ‘por favor’ e ‘obrigado’, isso me deixa de bom humor – emoldura o tom e, quem sabe, só para garantir, ele se lembrará de que fui legal com ele”, afirmou um.
“Ensinamos as crianças a dizer ‘obrigado’ e ‘por favor’ não porque seja eficiente, mas porque inspira empatia, respeito e consciência emocional”, analisou outro internauta.
Foto e vídeo: Unsplash / X @sama. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
